fbpx
jc1140x200

300 cidades de MG estão sem dinheiro para pagar o 13º dos servidores

De acordo com Secretaria de Fazenda, Lagoa da Prata irá pagar o 13º em dia e não tem nenhum fornecedor com pagamento em atraso

Os cortes em gastos diários e mensais, cancelamento de obras e demissões de pessoas em cargos comissionados não foram suficientes para garantir que alguns municípios de Minas Gerais chegassem ao final do ano, marcado pela crise, com condições de pagar o 13º dos servidores em dia. Em Lagoa da Prata a situação está diferente de algumas cidades mineiras, pois a prefeitura paga a primeira parcela do 13º salário no mês do aniversário do servidor e a segunda parcela em dezembro. Para os aniversariantes do último mês do ano, o valor é pago de forma integral. Segundo a Secretária de Fazenda, Nívia Melo, a cidade não enfrenta problemas por causa das medidas administrativas adotadas em 2013. “A gente fez agora no final de novembro o decreto de encerramento orçamentário, já prevendo o gasto com o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Temos um planejamento efetivo de compras, buscamos investimento com o Governo Federal, trabalhamos também com reserva de recurso desde 2013. Fomos muito criticados pela Câmara de Vereadores por isso, mas temos que ter uma reserva para os momentos de crise. Essa reserva é que tem nos ajudado e não temos nenhum fornecedor com o pagamento atrasado”, disse.

Segundo um levantamento feito pela Associação Mineira de Municípios (AMM), 35% das 853 cidades do Estado não tem orçamento para arcar com o benefício aos servidores. De acordo com Melo, a queda de repasse por parte do Governo Federal e Governo Estadual forçou o município a fazer adequações. “A nossa arrecadação está em queda desde 2013. A partir daí tivemos cortes de recursos do Governo Estadual e também do Governo Federal. Em relação a 2014 (nos primeiros quatro meses do ano) houve em 2015 um reajuste 3,4%, que está muito abaixo da inflação. Por causa disso fizemos ajustes fiscais. Implantamos a nota fiscal eletrônica para serviços, redução de horas extras e uma série de medidas por causa da queda de arrecadação que a gente teve”, afirmou.

NA REGIÃO

De acordo com Júlio César Oliveira, diretor do setor de Recursos Humanos de Moema, o pagamento do 13º salário dos servidores deverá ser pago antes da data prevista. “Temos até o dia 20 de dezembro para pagar, mas até agora o programado é que os pagamentos do 13º sejam feitos no dia 15 de dezembro”, afirmou.

Segundo a assessora de comunicação da Prefeitura Municipal de Japaraíba, Jordânia Pereira, o 13º salário dos servidores será pago integral entre os dias 11 a 15 de dezembro.

A prefeitura de Santo Antônio do Monte já acertou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores que fazem aniversário nos 11 primeiros meses do ano. A data para pagar a segunda e última parcela ainda não foi definida, mas deverá ocorrer até o dia 24 de dezembro.

Em Bom Despacho o 13º salário dos servidores será pago antes da data prevista. “Ainda não temos uma data definida, mas com planejamento e boa gestão pagaremos e ainda adiantaremos o 13º. O objetivo é valorizar os servidores e fomentar o comércio local”, disse a secretária municipal de Fazenda, Daniela Rocha.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?